Paulo José Oliveira

Meus ensaios - Paulo Jo Santo.

Textos

Dia dos namorados.
Quadragésimo sexto dia dos namorados de minha vida...
Não tenho experiência prática alguma nesta data.
Mas isto também me possibilitou ter um olhar livre sobre o tema, que nesta semana dos namorados e especialmente anteontem e ontem, observando as pessoas ao me redor e principalmente as que me vinham à mente, e estão se relacionando amorosamente.
Das que me ocorreram, ficou mais presentes os que vivem conjugalmente, ou quase isto, em suas relações que prosseguem no passar do tempo: desde meus irmãos, passando por parentes e amigos.
Essa data se tornou mais linda para mim, em saber que cada casal destes que amo tanto, cada um com sua característica e cada pessoa com sua individualidade, ainda assim conseguem construir, significar e ressignificar tantas coisas, que criam a identidade do casal.
O dia dos namorados se tornou mais lindo aos meus olhos, por saber que mesmo com todas essas peculiaridades, estes casais já constituídos por um laço conjugal, são parecidos enquanto casais e amantes.
Ainda que eles não percebam isto em seus dia-a-dias, compõe toda uma tela que se mesclam na pintura, formando uma linda figura do amor, única.
Consigo perceber como tem em si complementos e completudes.
Me fazem entender o sentido da vida em dupla, daí através das lentes que eles me fornecem lindamente, compreendo melhor o amor.
As lutas diárias, as alegrias compartilhadas, os desentendimentos, o silêncio, a retomada, as brincadeiras, o sentarem próximos um do outro, os diálogos do casal (que lógico que não presencio, mas está estampado no olhar e no rosto), a vida dos dois que de fora é tão perceptível como una, todos esses elementos me fazem compreender o que representa o amor, ainda que muitos possam achar que não o sentem. Sentem sim, está em cada olhar e em cada atitude parceira e conjunta que optaram por manter.
Amo isto.
Então para mim vendo todos esses casais que amo tanto e estão em meu coração, me permitindo ver e participar de suas histórias, de certa forma, me sinto feliz e pleno neste dia dos namorados.
Teoricamente me realizado no amor, por que este amor de vocês, se esparrama e preenche meu coração também.
Meu melhor dia dos namorados de minha vida.


Paulo Jo Santo
Zilá

Paulo Jo Santo
Enviado por Paulo Jo Santo em 13/06/2016
Alterado em 13/06/2016
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras